Este estudo insere-se na temática da adaptação escolar na primeira infância, etapa fundamental no processo de socialização e desenvolvimento da criança. A problemática central é: a comunidade escolar promove a adaptação escolar na primeira infância, respeitando os tempos e as necessidades individuais das crianças? Diante desse questionamento, o estudo teve como objetivo compreender como ocorre o processo de adaptação escolar na primeira infância, a partir da perspectiva de uma profissional da gestão escolar, analisando as estratégias utilizadas e a importância do vínculo entre escola, criança e família. A pesquisa foi conduzida com abordagem qualitativa, a fim de captar as percepções e experiências envolvidas nesse processo, fundamentada no relato direto de quem vivencia esse cotidiano. Os métodos e procedimentos, bem como os instrumentos de coleta de dados utilizados, foram: a pesquisa bibliográfica, embasada em autores como Piaget (1998), Vygotsky (2007), Wallon (2007), Corsaro (2011), Guarnieri e Mazon (2017), Barbosa (2006) e Oliveira (2012), que tratam do desenvolvimento infantil, mediação social e construção de vínculos afetivos no ambiente escolar; a pesquisa de campo, que possibilitou a coleta de dados diretamente do ambiente em estudo, por meio da técnica de observação; e o estudo de caso, que permitiu um contato mais próximo com a realidade investigada, utilizando a entrevista semiestruturada como técnica de coleta de dados. A entrevista foi realizada com a professora responsável pela vice direção da Escola Municipal PROFA Maria de Fátima de Oliveira, localizada em Rolim de Moura, Rondônia. Essa técnica permitiu delinear como a escola organiza o acolhimento e como se estabelece a comunicação com as famílias. Todas as coletas de dados foram realizadas no primeiro semestre letivo de 2025, especificamente no mês de fevereiro, período em que muitas crianças ingressavam pela primeira vez no ambiente escolar. Como resultados, a análise do relato da entrevistada evidenciou que o acolhimento afetivo, o diálogo com as famílias e o respeito ao tempo individual de cada criança são essenciais para uma adaptação bem-sucedida. Durante a observação, ficou transparente que a participação ativa da família fortalece o vínculo da criança com a escola e contribui significativamente para sua segurança emocional. Foi possível perceber que crianças que receberam acompanhamento e respostas sensíveis aos seus sinais emocionais apresentaram maior confiança para explorar o ambiente escolar e interagir com colegas e professores. Adicionalmente, estratégias como a criação de rotinas previsíveis, atividades lúdicas direcionadas ao acolhimento e pequenos grupos de adaptação demonstraram promover sensação de segurança e pertencimento. Destaca-se que práticas educativas humanizadas – as quais valorizam o vínculo afetivo e a parceria escola-família – são fundamentais para garantir um ingresso escolar positivo, respeitoso e acolhedor na educação infantil, contribuindo para a qualidade das experiências pedagógicas que serão vivenciadas pela criança. Por fim, a investigação reforça que um acolhimento cuidadoso, empático e colaborativo por parte da comunidade escolar e da família, no início da trajetória escolar, transforma o processo de adaptação em uma experiência positiva, fortalecendo a conexão da criança com a escola e promovendo seu desenvolvimento social e emocional.
A Semana de Pedagogia 2025 aconteceu no Campus de Rolim de Moura da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) entre os dias 03 e 06 de setembro. Organizada pelo Departamento de Educação, a Semana de Pedagogia trouxe como tema: “Por uma Pedagogia e Docência Inventivas”. O evento propôs a reflexão e o debate sobre os desafios da inventividade docente na atualidade que permeiam o campo da Pedagogia. Dentre as atividades realizadas estiveram: a comunicação e publicação de trabalhos científicos, palestras, mesas-redondas, apresentações culturais, mostra de fotografias, lançamento de livros e roda de conversas. Com o intuito de reunir os egressos e a comunidade acadêmica para pensar juntos sobre a profissão docente e a Pedagogia.
Os trabalhos submetidos como Comunicações Científicas foram enviados exclusivamente pela plataforma indicada pelo evento. Cada participante pôde inscrever seus trabalhos, individualmente ou em coautoria, com no máximo três coautores por trabalho. Nos textos em coautoria, apenas um autor realizou a submissão, indicando a autoria principal e os demais coautores, todos devidamente inscritos no evento. Os resumos foram apresentados em um único parágrafo, com 400 a 500 palavras, contemplando temática, problema, objetivos, método, fontes, recortes temporal e geográfico, resultados e conclusões. Todos os trabalhos foram avaliados pela Comissão Científica mediante avaliação cega por pares e publicados nos anais do evento quando aprovados e apresentados na data e local programados.
Comissão Organizadora
Profa. Dra. Juliana Cândido Matias
Prof. Dr. Waldimir Rodrigues Viana
Comissão Científica
Prof. Dr. Amauri Moret da Silva
Prof. Dra. Avacir Gomes dos Santos Silva
Prof. Dra. Bianca Santos Chisté
Prof. Esp. Elisabete dos Reis Venturoso
Prof. Dra. Flávia Pansini
Prof. Esp. Helionice de Moura Silva
Prof. Dra. Juliana Cândido Matias
Prof. Dra. Luciana Coladine Bernardo
Prof. Dra. Maria Aparecida Antero Correia
Prof. Dr. Paulo Aparecido Dias da Silva
Prof. Dr. Waldimir Rodrigues Viana
31 9 91377975 (Prof. Dimir Viana)
69 9 8428-5636 (Profa. Juliana Matias)
REALIZAÇÃO
DAED – Departamento Acadêmico de Educação UNIR – Universidade Federal de Rondônia
Campus UNIR – Rolim de Moura
Avenida Norte/Sul, 7.300 – Bairro Nova Morada, Rolim de Moura – RO